Classificação do gerador

A capacidade de um gerador síncrono é igual ao produto da tensão por fase, da corrente por fase e do número de fases. Normalmente é expresso em megavolt-ampères (MVA) para geradores grandes ou quilovolt-ampères (kVA) para geradores pequenos. Tanto a tensão quanto a corrente são valores efetivos ou rms (iguais ao valor de pico dividido por Raiz quadrada de√2 ) .

qual é o melhor gerador de energia para residencia

OA tensão nominal do gerador é normalmente declarada como a tensão operacional entre dois de seus três terminais – ou seja, a tensão fase-fase. Para um enrolamento conectado em delta, isto é igual à tensão do enrolamento de fase. Para um enrolamento conectado em estrela, é igual a Raiz quadrada de√ 3 vezes a tensão do enrolamento de fase.

OA classificação de capacidade da máquina difere da potência do eixo devido a dois fatores – a saber, o fator de potência e a eficiência . O fator de potência é a razão entre a potência real fornecida à carga elétrica dividida pelo produto tensão-corrente total para todas as fases. A eficiência é a relação entre a potência elétrica de saída e a potência mecânica de entrada. A diferença entre esses dois valores de potência é a perda de potência que consiste em perdas no ferro magnético devido à mudança de fluxo, perdas na resistência dos condutores do estator e do rotor e perdas por vento e atrito do rolamento. Em grandes geradores síncronos, essas perdas são geralmente inferiores a 5% da capacidade nominal. Estas perdas devem ser retiradas do gerador por um sistema de refrigeração para manter a temperatura dentro do limite imposto pela isolação dos enrolamentos.